Category Archives: Louvor & Adoração

Fenômenos culturais e espirituais no culto a Deus

worship

Existem dois fenômenos na igreja brasileira que tento entender, e, por mais que reflito e analiso não consigo chegar a uma conclusão. Escrevo em relação a evolução ou involução da liturgia da igreja – e aqui uso a palavra liturgia no seu sentido nato que é o serviço que o povo faz para Deus, e não o que comumente se pensa sobre liturgia, como uma ordem ou ritual de um culto tradicional e rígido.

Música Funk: Das entranhas do inferno cultural do Brasil

Imagem

Eu sei que a música Funk é uma evolução musical que vem desde a década dos anos 1960 dos Estados Unidos, que era uma forma de jazz com uma batida mais forte do contrabaixo e sempre com uma nota só ou duas. Mas, também posso afirmar por fonte segura que o jazz nascido em Nova Orleães, que deu origem ao funk americano – que nada tem a ver com o funk brasileiro, era uma deturpação das canções dos negros spirituals entoadas pelos negros americanos.

Cânticos vazios para corações vazios

voices

Meus leitores enviam respostas às postagens que faço no site www.pastorjoao.com.br alguns concordando comigo, outros lançando impropérios contra minha vida, especialmente quando teço críticas às letras de canções gospels sem conteúdo bíblico-teológico. Basta ler os comentários no site e o leitor verá como pensam alguns dos meus leitores.

Rei Acabe

th

Letras nada bíblicas

Pois meus amigos, alguns leitores me pediram para eu comentar a letra abaixo cantada pelo grupo “Ministério Ardendo em Fogo”. E, devo dizer que fiquei extasiado diante de uma letra e música (a música também) tão truncada e, destoando, várias vezes da história bíblica de Acabe e Nabote.

O som do Espírito Santo

holy-spirit-in-sky_1939_1044x768

O que aconteceu no dia da descida do Espírito Santo é impressionante. O Espírito avisou de sua presença enchendo o ambiente com um som, como de um vento impetuoso. Não houve vento, como afirmam alguns pregadores. Ouve um som muito forte. O vento vaza pelo ambiente! O som fica retinindo! E som do Espírito ficou ecoando na cidade de Jerusalém.

Questão de bom senso

worship

Acompanho o desenvolvimento dos cultos em algumas igrejas e percebo duas tendências muito fortes: A falta de sabedoria dos dirigentes de louvor que não distinguem entre louvor congregacional e cânticos solo e pregações rasas, inofensivas e bem-humoradas.

Os novos corruptos gospels

Corruption_Image_1881413a

Confesso que depois de quarenta e sete anos de ministério e de haver escrito seis livros na área de louvor – e os que me conhecem me têm como precursor da mudança litúrgica da igreja brasileira – o que em parte é verdade – estou desiludido com os rumos que tomaram os cultos de nossas igrejas e o surpreendente desvio dos cantores gospels brasileiros.